O maior planeta e outros registros espaciais

Sabemos tudo sobre os planetas? Ainda não, mas podemos classificá-los por limites: os maiores, os menores, os mais antigos … Porém, a pesquisa científica sempre descobre algo novo e os registros dos planetas estão sempre … em risco.

O maior: DENIS-P J082303.1-491201 b: é 28,5 vezes maior que Júpiter.

Mais antigo: PSR B1620-26 b

Tem cerca de 12,7 bilhões de anos (a Terra tem 4,6 bilhões). Ou seja, nasceu cerca de um bilhão de anos depois do Universo. Ele gira em torno de uma estrela que parou de produzir energia e, até o momento, PSR B1620-26 b é o planeta mais antigo já descoberto.

Mais quente: Kelt-9b

A temperatura neste planeta atinge 4.300 ° C. Ele gira em torno de sua estrela, cuja temperatura é de cerca de 10.000 ° C e sempre aquece a mesma face.

Mais frio: OGLE-2005-BLG-390Lb

É o planeta mais frio descoberto até agora: a -223 ° C de geada, quase perto do “zero absoluto”, que é a temperatura abaixo da qual não pode ser baixada, e que equivale a -273 ° C. Tem cinco vezes do tamanho da Terra e é um planeta rochoso. Se houvesse uma atmosfera, as partículas de “ar” instantaneamente se transformariam em gelo e cairiam imediatamente.

o menor: Kepler 37-b

Sua circunferência é ligeiramente maior que a da Lua (3.474 quilômetros). O Telescópio Espacial Kepler registrou o fato de que Kepler 37-b gira muito perto de sua estrela e, portanto, também tem altas temperaturas.

O mais novo V830 Tauri

O mais jovem conhecido por nós não tem nada além 2 milhões de anos. A estrela-mãe não se formou totalmente: é quase tão grande quanto o Sol, mas seu raio é duas vezes maior. Isso significa que ainda não atingiu a forma e o tamanho de uma estrela totalmente desenvolvida. E de acordo com cálculos estatísticos o planeta continua crescendo porque ainda não terminou a era dos impactos de asteróides. Ainda levará algumas centenas de milhões de anos.

Os números das descobertas

Os planetas descobertos fora do nosso sistema solar estão 3.492, que orbita ao redor 581 estrelas. Portanto, existem 581 sistemas solares e outros 5.000 corpos ainda em estudo. O exoplanetas (ou seja, os planetas que fazem parte de outro sistema solar, diferente do terrestre) com características como a capacidade de hospedar formas de vida, ou seja, Similary para aqueles da terra (distância do sol, dimensões) são cerca de 20.

O planeta … único

A terra é um planeta único, porque os cientistas não encontraram outros planetas com formas de vida inteligentes. Até agora.

ASSISTA O VÍDEO SOBRE AS 5 COISAS QUE VOCÊ NÃO SABIA SOBRE O SISTEMA SOLAR