Exoplanetas: o que são e como são descobertos

O exoplanetas são planetas que giram em torno de estrelas diferentes do Sol. Graças à visão nítida de instrumentos sofisticados como o Telescópio espacial KeplerDesde maio passado, o número conhecido desses planetas especiais aumentou repentinamente, chegando a 4.000.

POTENCIAIS “LIFEGUARDS”?

Os exoplanetas podem ser feitos de gás (como nosso Júpiter ou Saturno) ou de rocha e metais (como a Terra) e, portanto, seja eu candidatos ideais para vida extraterrestre. E no futuro, talvez, para se tornar um novo “lar” para a humanidade.

Mas isso apenas se eles estiverem no chamado “Faixa de habitabilidade”, isto é, a uma distância de sua estrela que permite ter na superfície o elemento que hoje consideramos fundamental para a vida: Água líquida. Se de fato o planeta é muito perto sob o seu sol, ele começa a ferver e a água evapora, se estiver Muito longe está congelado.

CONDIÇÕES DE HABITABILIDADE

De todos os exoplanetas conhecidos, aqueles potencialmente adequados para a vida são apenas algumas dezenas.. Na verdade, mesmo aqueles que estão na “distância certa” de um sol não têm água. E mesmo se houver, você não tem certeza se esse planeta é habitável – sua estrela pode tornar a vida miserável ao emitir grandes quantidades de raios ultravioleta (aqueles que causam queimaduras solares) e cintilografia óssea (aqueles que, em doses muito pequenas, permitem radiografias).

Outro fator a estudar é o temperatura interna do planeta: Se a Terra ficar mais quente à medida que avançamos, os exoplanetas descobertos até agora podem não ser suficientes ou demais. Em suma, ainda há muito o que investigar antes de encontrar um planeta realmente semelhante ao nosso.

COMO SÃO FEITAS AS PESQUISAS?

Enviar sondas para explorar esses mundos não é viável por enquanto: para chegar ao mais próximo, Proxima Centauri b, com as melhores tecnologias que temos hoje nos levaria … 17.150 anos!

Ideias como Star shot (“Stellar Shot”) poderia reduzir esse tempo para 20 anos graças às mini-sondas movidas por uma vela impulsionada por um laser Ele vai girar a cerca de 60 mil quilômetros por segundo. Mas são projetos que ainda estão muito distantes no tempo. Portanto, a única possibilidade concreta é investigar da Terra.

Novos instrumentos montados em telescópios serão capazes de estudar o Luz das estrelas isso se reflete nos exoplanetas que orbitam ao seu redor. Ao analisar essa luz, de fato, será possível entender de que é feita a sua atmosfera e descobrir se há água.

Como vimos, a busca de novos mundos para a humanidade continua a todo vapor porque, afinal, se algum dia quisermos chegar até eles, quanto mais sabemos, maior a probabilidade de pousarmos … no dobro da Terra

EXOPIANETAS DE CAÇA: O MÉTODO DE TRÂNSITO

A maneira mais eficiente de localizar exoplanetas é “Método de trânsito”. Se olharmos para a luz de uma estrela através de um telescópio, vemos que diminui em intervalos regularestalvez um planeta orbita ao redor: Temos um candidato a exoplaneta!

A confirmação é buscada com outros telescópios (e métodos), mas é preciso paciência: dos milhares de candidatos descobertos pelo Kepler, menos da metade foram exoplanetas confirmados. A maioria destes são gigantes gasosos como Júpiter. Aqueles rochosoem vez disso, eles são frequentemente muito maiores do que a Terra e são chamados Super Terre.