Existe vida em Vênus? Uma pista é um bom presságio …

Existe vida em Vênus? Ainda não sabemos, mas descobrimos pela primeira vez. Um sinal que poderia estar associada à presença de pequenos organismos no planeta luminoso distante.

Conforme mostrado em pesquisa publicada em 14 de setembro em Astronomia da naturezana verdade, alguns astrônomos encontraram uma concentração considerável de fosfina, um gás que aqui na Terra é produzido apenas artificialmente ou por processos biológicos (Portanto, relacionado a criaturas vivas!).

UMA DESCOBERTA INESPERADA

Até recentemente, era muito difícil imaginar a presença de formas de vida em Vênus: o planeta é o mais quente entre os “vizinhos” da Terra e seu ar é azedo, denso (portanto, não podemos examinar sua superfície) e rico em dióxido de carbono, responsável pelo forte efeito estufa.

Por esta razão, alguns estudiosos já levantaram a hipótese, há algumas décadas, de que se alguma vez existiram formas de vida, elas podem ter se desenvolvido em nuvens Eles circundam o planeta e não a superfície, que é decididamente inóspita. Para dar força a essas hipóteses, a presença de alguns manchas escuras entre as nuvens cúmulos venusianas que poderiam ser colônias densas de bactérias.

Na verdade, é precisamente na atmosfera de Vênus que os radiotelescópios Atacama Large Millimeter Array (Chile) e Telescópio James Clerk Maxwell(Havaí, EUA) Eles encontraram uma alta concentração do que parece ser fosfina, o gás responsável pelo fenômeno da fiapos, as pequenas chamas que às vezes aparecem em pântanos e cemitérios como resultado da decomposição de matéria orgânica.

CUIDADO MÁXIMO

Os mesmos autores da pesquisa, porém, são cautelosos: ainda serão necessários pesquisa extensa para confirmar os resultados do estudo com certeza. Na verdade, os instrumentos podem ter sofrido erros de detecção e mesmo que a presença de fosfina seja encontrada com certeza, não é certo que isso esteja relacionado à presença de formas de vida.

Resumindo, até agora só encontramos uma grande pista, mas, como diria um bom detetive, chegar à verdade exige provas!