Ciência: 5 curiosidades “comuns” que você pode não conhecer

Você está intrigado com o mundo ao seu redor? Você se faz perguntas para as quais não consegue encontrar respostas?
Aqui você tem algumas curiosidades científicas para saber com certeza. Retirado do livro “Por que as estrelas brilham?” por James Doyle (DeAgostini).

POR QUE AS ESTRELAS BRILHAM?

As estrelas parecem brilhar porque as vemos através de espessas camadas de ar que se movem pela atmosfera da Terra. Quando a luz das estrelas atinge nossa atmosfera, ela é desviada ou refratada várias vezes e em diferentes direções. A refração faz com que as estrelas pareçam se mover um pouco ou piscar. Nossos olhos e cérebro interpretam isso como se a estrela estivesse brilhando. o nome científico desse fenômeno é cintilação estelar.

Se fôssemos observar as estrelas do espaço, elas não brilhariam porque não há atmosfera lá para desviar a luz.

HÁ VIDA EM MARTE?

Até agora, nenhum traço de vida passada ou presente foi encontrado em Marte. Mas Há evidências crescentes de que alguma vez houve água em sua superfície. E a água é um dos ingredientes de que a vida precisa para sobreviver. Isso pode significar que formas microscópicas já habitaram o “Planeta Vermelho”.

Em 2012, a NASA lançou o rover Curiosity, que se parece um pouco com um carro de controle remoto, para explorar e descobrir se já existiu vida no planeta. E ainda está lá para pesquisar.

EXISTEM HOBBITS?

Sim, mas não como você os conhece. Até 2001, os cientistas pensavam que o Homo sapiens (ou seja, nós) éramos a única espécie humana na Terra. Mas na verdade também tínhamos primos: Neandertais que foram extintos há cerca de 30.000 anos.

A primeira descoberta de um esqueleto de Neandertal de um metro de altura na ilha indonésia de Flores data de 100.000 a 60.000 anos atrás. O esqueleto foi chamado de O Hobbit das Flores em homenagem aos hobbits inventados por JRR Tolkien que eram baixos.

QUÃO QUENTE ESTÁ UM RAIO?

A temperatura média dos raios é incrivelmente alta. Ele aquece o ar circundante até 27700 ° C. Isso é cinco vezes mais alto do que a temperatura da superfície solar. Ainda mais impressionante é o fato de os raios poderem ser tão estreitos quanto um smartphone, cerca de 5 cm.

POR QUE VOCÊ SONHA?

Os sonhos podem ser emocionantes, assustadores, felizes, tristes ou estranhos. Eles combinam imagens, ideias, humores e sentimentos. A razão e o propósito com que sonhamos ainda não foram totalmente compreendidos. Mas o estudo dos sonhos tem nome. Se chama onirologia.

Os sonhos ocorrem principalmente durante a fase Rem, o que significa movimento rápido dos olhos (movimentos rápidos dos olhos). Nesse estágio, a atividade cerebral é elevada. Nossos cérebros estão ativos quase no mesmo nível de quando estamos acordados. Durante o Rem, nossos olhos se movem constantemente, mesmo quando estamos dormindo.

Mas os sonhos também podem ocorrer em outros momentos do sonho, mas serão menos claros e mais difíceis de “lembrar”. O indivíduo médio compensa entre três e cinco sonhos por noite.